EQUIPE: Paulo Vinícius - Consultoria de Figurino

12/04/2021

por Edran Mariano

Roupa, traje, beca, figurino, look, indumentária, vestimenta, fatiota, visu, os panos, farpela....

Muitas são as formas de chamar nossas roupas!
As roupas são o contorno de nossa personalidade.
Vestir-se vai além de simplesmente usar uma roupa. Vestir-se fala de identidade, assim como uma poesia é muito mais do que palavras e frases costuradas umas às outras, as roupas também são muito mais do que panos e peças que rimam umas com as outras.

Com que roupa eu vou? Já cantava o grande Noel Rosa.

Ao pensarmos a atuação com a palhaçaria nos CAPS fizemos a mesma pergunta: COM QUE ROUPA EU VOU? O que nos contorna para entrecruzarmos histórias que ainda encontraremos?

Para nos provocar, costurar nossos desejos e anseios, alinhavar as referências estéticas do projeto convidamos o artista Paulo Vinícius para realizar uma consultoria de figurino. Paulo nos presenteou com seu profissionalismo, talento e seu olhar criativo. E mais do que isso, fomos contemplados por uma proposta conceitual para conduzir o processo de construção dos figurinos, ou melhor, a desconstrução dos figurinos.

Essa foi a proposta que Paulo nos apresentou: partir da ideia de que o figurino nunca estará pronto, será construído com as memórias dos encontros. Ele, o figurino, será o registro das historias e de seus atravessamentos.

Através das formas, cores, texturas, costuramos um essencial elo de significação entre essas figuras clownescas, o contexto da saúde mental e as obras de Arthur Bispo do Rosário, construindo com Memórias, panos e botões os contornos do projeto Reticências.

 

Período: em pleno o inverno de 2020 - nada mais propício do pensar em roupas.
 


 PAULO VINÍCIUS é artista, cenógrafo, figurinista e diretor de arte. Site: www.figurinoecena.ato.br
 

Acompanhe: @pv_paulovinicius

Comentar esta Postagem