PROVOCAÇÕES: Sylvia Cardim - Psiquiatra

14/04/2021

por Nilo Netto

Nossa primeira provocadora foi Sylvia Cardim. Era fevereiro de 2020 e o carnaval ainda se fazia promessa. Um encontro no início de uma noite feito à moda antiga, como naquele tempo em que ainda nos visitávamos e celebrávamos os encontros presenciais com café e bolo.

Ela, médica psiquiatra, com 20 anos de atuação no SUS na área da saúde mental foi quem nos apresentou um panorama sobre a Reforma Psiquiátrica no Brasil e seu contexto, do surgimento às transformações recentes dos CAPS na cidade de Curitiba.

Provocou-nos ao promover um encontro. Encontro de visões. Expôs sua compreensão sobre o trabalho da psiquiatria junto a população dos CAPS, fundado em escuta, verdade, entrega e empatia que se encontram com princípios fundantes da palhaçaria. Desde que lhe contamos sobre o Projeto Reticências pela primeira vez, quando o projeto era ainda um projeto no papel, Sylvia se apresentou como uma grande entusiasta da articulação entre arte, palhaçaria e saúde mental. Em nosso encontro ela lançou nossas preocupações para escanteio! Com um sorriso sereno e um olhar confiante, lembrou que com escuta a conexão é possível!

Sylvinha: nosso profundo agradecimento a você!
“O seu olhar... seu olhar melhora... melhora o meu”.
Melhora o nosso! Obrigado!


SYLVIA CARDIM vem desenvolvendo uma abordagem sistêmica aplicada à psiquiatria que denomina Psiquiatria Sistêmica. Atualmente se dedica à clínica em consultório particular e busca desenvolver este olhar ampliado para a compreensão e o manejo de pessoas que buscam ajuda no campo da saúde mental. Interessa-se em práticas integrativas e complementares e abordagens não farmacológicas no manejo de traumas e transtornos psiquiátricos.

Acompanhe:  @drasylviacardim

Comentar esta Postagem