PROVOCAÇÕES: Deby Eidam - Assistente Social

12/04/2021

por Nilo Netto

Na preparação do elenco do Projeto Reticências mergulhamos em uma vastidão de questões. Os estudos que temos feito abrem janelas arejadas e revelam saberes sabidos e a saber! Nesse caminhar, entendemos que o olhar do campo do Serviço Social seria importante para aprofundar nossa percepção sobre a relação arte e saúde mental e foi pelas mãos de Andrea Braga que chegamos nos acolhedores braços de Deby Eidam.

O inverno iniciava, mas não era o frio que enclausurava as pessoas. De toda forma, servimo-nos do abrir das janelas e por elas pudemos encontrar Deby. Para alguns de nós, um primeiro, para outros, um reencontro que remontou imagens de vigília e esperança por outros tempos.

Deby encanta pelo encanto que demonstra ao falar de seus encantos. Do Serviço Social traz a marca da arte como direito humano. Elemento que atravessa a justificativa e a objetivação fundamental do Reticências. Da sua experiência no Hospital da Loucura e Universidade Popular de Arte e Ciência traz inspirações da arte como instrumento de cura, de reconstrução, de potenciação humana.

Suas provocações reverberam, abrem, somam. E nós, gratos pelo encontro tocante, saímos com a certeza de que temos nela uma parceira para esse e para outros carnavais brincantes.

DEBY EIDAM é Assistente Social na Escola Comunitária CEI Maria Cazetta. Artecientista da UPAC - Universidade Popular de arte e ciência. Membro do conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Curitiba e Conselheira do Conselho Regional de Serviço social (CRESSPR).

Comentar esta Postagem