PROVOCAÇÕES: Maria Ravazzani - Artista Visual e Professora

14/04/2021

por Thays Teixeira

Quantas reuniões de 40 minutos são suficientes para uma conversa com Maria Ravazzani sobre a vida e obra de Arthur Bispo do Rosário? Só o universo sabe.

No tempo das reuniões virtuais, lá pelo 50º dia de distanciamento social, quando o sol entrava em gêmeos nos sentamos, frente a frente ou tela a tela pra ouví-la falar sobre o Bispo, este artista que é inspiração para o Projeto Reticências. Uma reunião alto-astral, se mencionarmos que além da presença de Maria Ravazzani, esteve João Acuio nos agraciando com algumas pitadas astrológicas.

Bispo: Aquele à serviço das vozes obscuras. Delírio e Loucura à serviço da obra que ao se materializar, se transforma e passa a ser à serviço da arte. Arte que fica pra humanidade e conta, conta sua história pregressa. Conta produzindo um grande catálogo: miniaturas, painéis de coleções, estandartes e vestimentas pra deixar pro mundo pós hecatombe. Sem a hecatombe, o que nos deixou foi arte e vida. Arte e subjetividade produzida dentro do manicômio, dentro da Colônia Júlio Moreira. Uma vida contada com a inexatidão de 50 anos de vida, à serviço e coexistindo no inconsciente coletivo.
Tudo pelo olhar cuidadoso e erudito de Maria Ravazzani.

São muitos entrecruzamentos com a palhaçaria. São muitos diálogos com o presente, com as ideias passadas e com as projeções futuras do Reticências. Ainda parece ser, o Bispo, fonte inesgotável de inspiração. De corpo, de cenografia, de figurino, de delírio, de loucura, de arte.
 


MARIA RAVAZZANI é professora de arte, artista da cerâmica, amante da fotografia e gateira (De gato mesmo, não gaita). Tem formação em Artes Visuais e pós graduação em Ensino da Arte e História da Arte, formação em fotografia e em formação (eterna) nas artes da cerâmica. Atua como docente e formadora de docentes na rede pública e em escolas particulares, faz palestras e produz em seu Atelier, que fica hospedado no espaço Abacateiro – Astrologia e Cerâmica.

 

Acompanhe:  @mariaravazzani @mariaravazzaniceramica @abacateiro657

Comentar esta Postagem